Sustentabilidade
Reafirmando seu compromisso de respeito ao meio ambiente e preservação do planeta, a Berlan possui diversas iniciativas em seu processo fabril, no tipo de estamparia e na matéria prima dos tecidos para garantir maior sustentabilidade em todo o processo.
Conheça um pouco mais:
CERTIFICADO DE ENERGIA LIMPA
Desde o início de 2023, toda a energia consumida pela Berlan provém de energia limpa (eólica). Somos certificados pelo Instituto Totum e apenas em 2023 reduzimos em 56,24 toneladas a emissão de CO2 na atmosfera.
EcoPrint
Ecoprint é a estamparia digital que possui menor impacto ambiental, quando comparada com a estamparia rotativa. A sublimação feita diretamente sobre o tecido evita a necessidade de lavagem para retirada do excesso de tinta, reduzindo uso de água, de energia e de resíduos. Ela reduz em 90% o consumo de água e 30% o gasto energético.
Malhas sustentáveis
Possuímos algumas linhas de produtos disponíveis desenvolvidos em parceria com nossos fornecedores, respeitando as quantidades mínimas de fios para reduzir sobras e desperdícios.
Viscose de Reflorestamento
Composta por fibra celulósica e
certificada pela FSC, a malha reduz seu impacto no meio ambiente, utilizando menos água e com 50% menos impacto na geração de CO2 se comparado à viscose comum.
Poliamida
Biodegradável
POLIÉSTER
RECICLADO
Feito a partir de garrafas PET recicladas, o tecido garante um destino sustentável para o material que é um dos grandes problemas ambientais.
Elastano
Reciclado
Este elastano utiliza material reciclado pré-consumo em 20% de sua composição, reduzindo desta maneira o impacto ambiental.
Poliamida de
Fonte Renovável
A Poliamida de fonte renovável é composta por um polímero de origem vegetal produzido a partir do milho geneticamente modificado e microorganismos. Entre suas vantagens estão:
- Tingimento mais rápido e em menor temperatura
- Absorve o corante de forma mais eficaz
- Permite reutilização da água e reduz o tratamento de efluentes
- Reduz 50% da pegada de carbono quando comparada com outras poliamidas
Poliamida
RECICLADA
A base tecnológica é desenvolvida a partir de um processo que garante um tecido de qualidade e ecológico. As principais economias geradas são:
- Redução da emissão de CO2 em 0.7 toneladas para cada tonelada de tecido
- Até 55% de economia de energia no processo
- Economia de até 80% da água